Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 2 de abril de 2016

SAÚDE: Ação para alertar sobre os riscos da tuberculose ocorreu hoje (02) em Garanhuns

Uma campanha para alertar a população sobre os riscos da tuberculose foi realizada em Garanhuns. A mobilização que teve como tema “Testar, tratar e vencer” aconteceu neste sábado (2), na central de abastecimento do município (Ceaga), das 7h às 11h. O objetivo da campanha foi identificar os sintomas da doença, orientar e encaminhar os pacientes ao tratamento em unidades de saúde.

A tuberculose atinge principalmente os pulmões, podendo afetar, também, outros órgãos. Tosse persistente durante 15 dias ou mais é um dos sintomas que sinalizam a doença, que se não for tratada pode evoluir para tosse com pus ou sangue; febre baixa; cansaço excessivo; além de suor noturno, rouquidão e falta de apetite, causando e emagrecimento.

O Brasil, segundo o Ministério da Saúde, está em 17º lugar entre o grupo de 22 países que soma 80% dos casos no mundo. "É importante a realização deste dia de mobilização para poder alertar as pessoas sobre a doença, fazer a identificação sintomática respiratória, visando o tratamento precoce da pessoa acometida”, esclarece a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Garanhuns, Sísia Melo, por meio da assessoria de imprensa.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário