Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 11 de maio de 2016

O CLIMA MUDOU: Quando consultar um otorrinolaringologista?

Dr. Tiago Santos, Otorrinolaringologista.
Foto: Arquivo pessoal / Divulgação
Quando consultar um otorrinolaringologista? Antes de responder esta pergunta, vamos definir a especialidade em questão: O Otorrinolaringologista é o médico que trata das doenças dos ouvidos, nariz e garganta. Os sinais e sintomas mais comuns dessas doenças são: Obstrução nasal, Dor de cabeça (cefaléia), Dor na face, Secreção nasal, Sangramento nasal (epistaxe), Dificuldade auditiva/surdez, Zumbido, Tontura, Secreção no ouvido (otorréia), Sangramento no ouvido (otorragia), sangramento do ouvido (otorragia), Dor de garganta, Rouquidão (disfonia), Roncos, parada na respiração durante o sono.

A avaliação do Otorrinolaringologista é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que se manifestam com esses sinais e sintomas. O tratamento pode ser tanto cirúrgico quanto clínico, dependendo da doença e de cada caso especificamente.

As principais doenças são:

Rinite Alérgica e Não-alérgica, Sinusite, Desvio do septo nasal, Polipose nasal, Apneia do Sono, Alteração da audição/surdez, Zumbido, Otite, Amigdalite, Paralisia facial, Distúrbios da deglutição, Nódulos das pregas vocais (calos), Tontura (distúrbios do labirinto), Hipertrofia das Amigdalas e Hipertrofia de Adenóide, etc.

Também é caso do otorrinolaringologista a presença de corpo estranho no ouvido, nariz ou garganta. Em crianças, é comum encontrar objetos no nariz ou no ouvido. Em adultos, é mais comum corpo estanho na garganta (espinha de peixe, ossos de galinha, etc.)

Dr. Tiago Santos
Médico Otorrinolaringologista. Atendendo na Clesan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário