Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 11 de maio de 2016

PERNAMBUCO: Já são 242 casos de mortes por arboviroses este ano no estado

Chegou a 212 o número de mortes provocadas por arboviroses já notificadas neste ano em Pernambuco. O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde foi divulgado ontem. Vinte e cinco óbitos tiveram a causa confirmada – 20 por chikungunya e cinco por dengue. Um foi descartado para arbovirose e os demais casos ainda estão sendo investigados. No boletim anterior, publicado no último dia 3, foram informadas 199 mortes.

Cerca de 1,1 mil casos de chikungunya foram confirmados na última semana. No boletim anterior, eram 3.732 casos confirmados da doença. O documento desta semana informou que o número subiu para 4.869. Ao todo, 24.521 casos da arbovirose foram notificados. Desses, 6.775 já foram descartados. Já as notificações de dengue subiram de 67.165 para 70.784. Os casos de zika vírus em investigação passaram de 9.216 para 9.408.

O diretor-geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria Estadual de Saúde, George Dimech, afirmou que, nos últimos boletins, o aumento dos óbitos por chikungunya tem sido o maior destaque. Ele ressaltou que os casos estão sendo acompanhados com atenção pelo órgão.

“As notificações das arboviroses vêm aumentando a cada boletim e, com isso, percebemos que as ações de combate ao vetor (o mosquito Aedes aegypti) precisam continuar”, afirmou.

Microcefalia

Estão em investigação no estado 1.930 casos de microcefalia. Desses, 813 (42%) atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para malformação congênita. Ao todo, 351 casos foram confirmados e 997 foram descartados.

O Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz e o Instituto Evandro Chagas confirmaram 153 casos de microcefalia relacionados ao zika. A Secretaria de Saúde investiga 55 mortes de crianças.

Fonte: Cremepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário