Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 1 de julho de 2016

INOVAÇÃO: Tratamento de varizes com espuma em Garanhuns

Imagem: Divulgação / Dr. Vitor Duarte
Muito mais comum do que imaginamos, as varizes, antes de ser considerada uma questão estética é um fator desencadeador de problemas maiores, como trombose, por exemplo.

A mulher é mais suscetível às varizes devido a gravidez, obesidade, hormônios femininos e/ou anticoncepcionais, entre outros fatores da sua rotina de vida.

São muitas as possibilidades de tratamento, tudo vai depender do caso. Em Garanhuns, o Dr. Vitor Duarte tem investido em técnicas modernas que reduzem o tempo do tratamento e a maneira como é realizado, proporcionando mais conforto e rápido retorno as suas atividades laborais.

Para falar um pouco a respeito do pioneirismo na região, da técnica no tratamento das varizes com espuma, fomos ouvir o Dr. Vitor Duarte, que nos escreve o seguinte:

“O avanço do tratamento das varizes ao redor do mundo, permitiu o surgimento da escleroterapia com espuma e o seu estabelecimento como um método não cirúrgico, pouco invasivo, eficaz e seguro.
Por muito tempo, o tratamento de varizes foi cirúrgico, porém com o desenvolvimento de técnicas endovasculares, particularmente a escleroterapia com espuma ecoguiada, houve uma mudança profunda desta situação.
Hoje, a maioria dos pacientes tem optado pela realização da escleroterapia com espuma, pois não há necessidade de afastamento do trabalho, além de ser um método mais barato, mais simples e menos doloroso do que o tratamento cirúrgico.

O tratamento de varizes com espuma guiado pelo Doppler é uma técnica revolucionária que apresenta uma série de vantagens:

• Substitui a cirurgia convencional.
• Devido à simplicidade, pode ser realizado em pacientes com alto risco cirúrgico como idosos, diabéticos, obesos e cardiopatas.
• É excelente para pessoas com úlcera varicosa ou pacientes que tiveram episódios de varicorragia (sangramento das varizes).
• Não precisa ter repouso, após a realização da técnica o retorno às atividades é imediato.
• Não necessita internamento hospitalar, o tratamento é totalmente ambulatorial, realizado na clínica e o paciente retorna para casa após a sessão.
• Não é necessário realizar raqueanestesia, no tratamento de espuma utilizamos apenas anestesia local.
• Não realizamos incisões (cortes) ou suturas (pontos), todo o tratamento é realizado apenas com punções por agulha fina.
• Apesar de todas essas vantagens o tratamento de varizes com espuma guiada por ultrassonografia com Doppler, é um investimento acessível, com o custo menor do que a cirurgia convencional.

O objetivo do tratamento das varizes pelo método da escleroterapia eco-guiada com espuma é causar inflamação das paredes internas da veia doente levando à sua oclusão, isto é, impedindo a passagem do sangue por esta veia. As veias tratadas atrofiam e desaparecem depois de algum tempo.
A espuma é preparada agitando o medicamento esclerosante com gás (ar ambiente) passando de uma seringa a outra, comunicadas por torneira de três vias. Esta espuma é injetada no interior das veias doentes.
Logo após a injeção ocorrerá inflamação caracterizada pelo endurecimento das veias que ficarão inchadas e sensíveis ao toque. Esta sensação desaparece em aproximadamente 30 dias. A pele pode ficar escurecida sobre o trajeto venoso tratado em 20% dos pacientes, mas esta mancha desaparece no período variável de um a três meses. Às vezes demora mais e é necessário o tratamento dermatológico; mesmo sem tratamento a mancha desaparece espontaneamente no tempo máximo de um ano e meio.
O uso do equipamento de ecografia Doppler é muito importante para identificar as estruturas anatômicas, puncioná-las, observar a injeção do esclerosante e controlar o volume do produto. Ao verificar, na ecografia Doppler o bom fechamento do vaso tratado, isto indica que já foi injetado volume suficiente de espuma. Ao contrário, o não fechamento do vaso na ecografia Doppler indica que devemos injetar mais espuma esclerosante nesse lugar.
A eficácia com uma única sessão é de 60 a 80% de oclusão venosa na escleroterapia com espuma. Em apenas 3 sessões a eficácia chega a 95%. Após o tratamento o paciente deve usar meia elástica”.

Serviço:Consultório Dr. Vitor Duarte
Av. Simoa Gomes, 06 – Heliópolis – Garanhuns
Fone: (87) 3763.2234 / 3762.4290

Nenhum comentário:

Postar um comentário