Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

EM ALERTA! Adagro investiga morte de animais em cidades do Agreste

Os últimos casos de botulismo no Agreste ocorreram em Garanhuns.
Imagem: reprodução / TV Asa Branca
Uma equipe da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) foi até a cidade de Ibirajuba, no Agreste de Pernambuco, para investigar a morte de bois, vacas e bezerros. A situação preocupa e os técnicos da ADAGRO também já identificaram mortes do tipo na cidade de São Bento do Una, também no Agreste.

De acordo com a presidente da Agência, Erivânia de Almeida, existe a suspeita que os animais estejam infectados com botulismo, doença grave. No entanto, de acordo com ela, o resultado só deve ser conhecido após a divulgação dos exames.

"Uma equipe nossa foi até a propriedade para colher amostras por meio de necrópsia que será feitas nos animais. Após coletar os dados, vamos enviar para um laboratório em São Paulo e teremos o resultado, mas diante do que os nossos médicos veterinários viram por lá, existe uma suspeita de que seja botulismo", explicou.

O resultado dos exames só será divulgado após dez dias do envio do material para o laboratório. A presidente da Adagro alertou ainda sobre os motivos dessa possível infestação. "Esse período de seca pode piorar a situação. Os animais têm poucas opções de alimentação e as vezes comem as carcaças de outros animais mortos. Como estão com pouco cálcio, a doença pode se manifestar", diz.

Ela informou ainda que a qualidade da água oferecida também pode ser a causa da doença e orienta aos criadores da região. "Só após o resultado do laudo é que vamos ter a certeza, mas até lá, pedimos aos criadores que vacinem o gado contra o botulismo", diz. Os últimos casos de botulismo no Agreste ocorreram em Garanhuns.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário