Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

É NOSSO: Lei coloca oficialmente o brega como patrimônio cultural de Pernambuco

Aniversário de Reginaldo Rossi foi a data escolhida para representar o Dia Estadual do Brega
Reprodução
Agora é oficial: a música brega é patrimônio cultural do estado de Pernambuco. O projeto de Lei nº 16.044/2017 foi aprovado em maio e, nesta semana, foi publicado no Diário Oficial da União.

O projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ao lado de outras expressões musicais do estado, como o frevo e o maracatu, agora o brega entra na agenda oficial dos eventos financiados pelo estado.

A lei começou a tramitar no dia 14 de fevereiro, dia escolhido para comemorar o Dia Estadual da Música Brega. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Reginaldo Rossi, um dos grandes expoentes da música brega, nascido e consagrado em Recife.

O autor da lei, deputado Edilson Silva (PSOL) explica que a medida visa proteger a expressão do brega e fortalecer o movimento cultural. A ideia de torná-lo patrimônio oficial do estado nasceu após a decisão da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Fundarpe) proibir a inclusão do gênero nos palcos do carnaval do estado deste ano. A “cota” abriria espaço para que o estado privilegiasse o contrato de bandas de outros gêneros que não necessariamente correspondem à vivência cultural e musical de pernambuco.

Por Damy Coelho / Cifra Club News

Nenhum comentário:

Postar um comentário