Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 24 de abril de 2018

GARANHUNS – Mobilidade urbana

Internet
Pessoas fazem uso do transporte coletivo urbano (ônibus) todos os dias. É crescente o número de usuários devido a vários fatores, entre eles o trânsito. Com mais carros e motos nas ruas, existem menos vagas para estacionar e o fluxo se torna cada vez mais lento. Só que este fenômeno vem se tornando um problema em cidades do porte de Garanhuns, por exemplo. Basta observar para perceber a dificuldade em se deslocar, são vários semáforos, ruas estreitas para a quantidade de veículos, estacionamentos irregulares, etc. Todos estes aspectos juntos fazem o trânsito mais lento até para motos, imagine para veículos maiores como ônibus?!

Usuários do transporte coletivo de passageiros têm reclamado de alguns atrasos nos intervalos dos ónibus. Mas, não se pode fazer muita coisa, já que ruas estreitas não permitiriam faixas ou corredores exclusivos para ônibus em Garanhuns. Para dificultar um pouco mais esta situação, não é incomum ver carros menores estacionados de maneira a interromper a passagem ou chegada do ônibus nas paradas.

É interessante se refletir nas possíveis soluções para este problema crescente em nossa cidade. Sugestões como: Transformar vias paralelas às principais em “corredores” exclusivos para ônibus; Rodízio de placas na área central da cidade (já utilizado em capitais); Incentivo para que mais pessoas usem ônibus como meio de deslocamento, deixando seus carros em casa, etc. Afinal, as empresas de ônibus em Garanhuns proporcionam conforto e tecnologia adaptadas as várias necessidades dos usuários. Acredito que os condutores de carros de passeio, fazendo as contas das suas despesas em usar seu veículo para ir ao trabalho todos os dias (combustível, estacionamento, depreciação do veículo, riscos de colisão e roubo, etc), acabarão por optar pelo transporte coletivo.

Vale refletir sobre isso, que, envolve: praticidade, estilo de vida, custo, mobilidade, atitude ecológica, aproveitamento inteligente de espaços públicos, etc.

Por Hildeberto Pimentel / Jornal Bons Negócios / Garanhuns-PE



Um comentário:

  1. os onibus que colocam no manoel camelo é um lixo

    ResponderExcluir